segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Corpos de uma espécie rara de baleia são encontrados em praia da Nova Zelândia.


Dois corpos de uma espécie de baleia praticamente desconhecida pelos cientistas foram encontrados pela primeira vez na Nova Zelândia e analisados por pesquisadores da Universidade de Auckland.
O acidente ambiental, serviu como uma oportunidade de coletar mais informações sobre a espécie, já que antes este procedimento só se dava através de ossadas. É a primeira vez que cientistas descrevem completamente a espécie. 


Segundo os cientistas, é a primeira vez que surgem evidências de que esta baleia não está extinta completamente da natureza e um lembrete de como o ambiente marinho é pouco conhecido. As duas baleias (mãe e filhote) foram descobertas em 2010, em Opape Beach.
Anteriormente, esta havia sido descrita com a ajuda de três crânios coletados na Nova Zelândia e Chile. Pesquisadores da Universidade de Auckland coletaram amostras de DNA, além de partes do tecido corporal dos corpos encontrados, que serão guardados junto a outras amostras de baleias raras. 


A espécie rara de baleia em questão é a baleia bicuda-de-bahamonde (Mesoplodon traversii). Trata-se de um cetáceo da família Ziphiidae, e é encontrada no oceano pacífico, mas com alguns registros na costa chilena e nova zelândia.

Uma excelente mergulhadora, a Mesoplodon traversii alimenta-se de lulas e peixes pequenos. Tem dentes e um focinho semelhante ao dos golfinhos, daí seu nome comum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário