Como diz o cantor Vander Lee, "Românticos são lindos (...) são raros".
Aplicando a ideia até aos cavalos marinhos, ele tem toda razão! Além da beleza e do jeitinho charmoso de toda a espécie, eles ainda contam com um romantismo histórico para com as parceiras! Tal romantismo ocorre durante o período de acasalamento. Cada espécie de animal tem a sua forma de atrair a fêmea. No caso dos cavalos marinhos, eles conquistam a fêmea aos pouquinhos... o casal nada juntos por um tempo, entrelaçando suas caldas uma na outra, e depois de um certo período "curtindo o clima", a fêmea deposita seus ovos na bolsa que o macho carrega abaixo do abdome, onde já estão presentes os espermas, e ali se fecundam.
O macho da espécie é que carrega os filhotes durante toda a gestação. Em decorrência disso, fica mais lento à caça e quem assume este papel é a fêmea.
Quanto à "românticos são raros", sim, a espécie dos cavalos marinhos está em risco de desaparecimento completo, em decorrência da destruição de seus habitats, e do uso dessas espécies pra ornamentação de casas e artesanato (entre outros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário