domingo, 28 de outubro de 2012

Sabia que quase tudo que você come e usa, vem de animais e plantas marinhas?

A biotecnologia marinha é uma área da Biotecnologia, que consiste na aplicação do conhecimento das Ciências Biológicas em processos industriais que visam o melhoramento de produtos para o benefício do Homem. 

No caso da Biotecnologia Marinha, os recursos naturais explorados têm origem no mar.


Sua importância:Os mares e oceanos contêm uma enorme fonte de diversidade biológica, genética e química. São conhecidas mais de 300 000 espécies de plantas e animais, das quais uma pequena percentagem já resultou na caracterização de mais de 12 000 novos compostos químicos.
São ainda descobertos novos produtos de origem marinha com aplicações:
- Farmacêuticas (novos antibióticos, substâncias anti-inflamatórias e anti-tumurais);
- Cosmética;
- Agricultura;
- Enzimas industriais (indústria do papel, por exemplo);
- Suplementos nutritivos;
- Biomateriais para implantes;
- Reagentes para investigação molecular. 



Exemplos:

  - Um polissacarídeo, encontrado em tecidos de algas (parede celular) é utilizado pela indústria de ficocoloides (Farmacêuticos, cosméticos, petrolífera e etc). Também pela “DIETA KANTEN”, onde no oriente é aplicada, e as pessoas comem vários alimentos com sabores ou derivados de algas... como “sorvete de algas”.
· - Cultivo in vitro de orquídeas: Faz com que as orquídeas em espécie sejam puras, ou seja, sem doenças.
· Extração de Iodo das algas: para o controle de alguns fatores no nosso corpo.
· A alga Hypnea musciformis contém uma substância que contém glicose. Esta substância é utilizada na constituição das famosas barrinhas de cereal. Esse é motivo de, apesar dessas barrinhas serem doces, não contém açúcar. Dessa mesma alga, é extraído a enzima “carragena”, que serve para vários fatores alimentícios (como mel) e outros como a clarificação da cerveja.
· - As espículas do esqueleto de uma esponja, além de sustenta-la, contém substâncias sílicas, que a biotecnologia usa para fazer os chips de computadores.
· - Das esponjas também é retirado o colágeno das camadas de colágeno presente nos seus tecidos.
· - A espécie Chyptotethya crupta, a partir de 2 proteínas (crambescidina e Evariolina) que contém, ajuda no tratamento de tumores, câncer e leucemia. Além do combate ao vírus da herpes/ Antiviral vira-A.


Ou seja, quase tudo que eu e você comemos hoje, é derivado de animais ou plantas marinhas. Além de utensílios como os chips de computadores, que 99% das pessoas usam, mas nem imaginam que é fruto da biotecnologia marinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário